Sermão - DEUS SE IMPORTA COM NOSSA SAÚDE?




1 INTRODUÇÃO

Temos a tendência de fazermos distinção entre assuntos religiosos e os demais assuntos. Para muitas pessoas, falar sobre saúde na igreja é estranho e pode ser considerado até como “invasão de privacidade”. Mas, se considerarmos que fomos criados por Deus e é Ele quem nos mantém, podemos chegar a conclusão de que Ele sabe o que é melhor para suas criaturas em todos os aspectos, incluindo a saúde. E como a saúde está diretamente relaciona ao que comemos, podemos afirmar que Deus é o melhor nutricionista a quem devemos consultar.


2 ILUSTRAÇÃO

Há um ditado que diz: “somo o que comemos”. Você já imaginou que todas as coisas que entram pela nossa boca iram fazer parte do nosso corpo? Existem coisas que podemos até achar atrativas e saborosas, mas que não fariam diferença em nosso corpo, ou ainda pior: que vão causar dano a nossa saúde. Um exemplo disso é o refrigerante que, somente para regular o pH do corpo após tomar um único copo, precisamos ingerir vários copos de água. Vale mesmo apena fazer uso desse tipo de líquido que não traz beneficio ao nosso corpo, mas que pode nos causar danos a saúde?


3 CORPO

O apóstolo João em sua terceira carta iniciou dizendo: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2). E esse não é um verso isolado de toda a Bíblia. Mesmo em Gênesis 1, que relata como aconteceu a semana da criação e as orientações diretas de Deus para suas criaturas recém criadas, podemos observar a preocupação de Deus com os seres humanos no verso 29 que diz: “E disse Deus ainda: eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”. Nesse verso, logo em seguida a criação humana, Deus estabeleceu o que deveria ser o seu alimento.

É bem verdade que isso mudou alguns anos depois por conta do dilúvio que veio sobre a Terra. Para manter a vida de Noé e a de seus familiares, Deus ordenou que eles levassem sete pares de animais limpos para serem consumidos enquanto não havia alimentação vegetal. (Gênesis 7:2). Infelizmente os seres humanos não pararam de comer carne quando voltaram a ter alimentos vegetais para comer.

É verdade que em nenhum lugar da Bíblia Deus proíbe o comer carne de forma explicita. Mas a ciência da nutrição comprova que, se seguirmos os padrões edênicos estabelecidos por Deus, podemos viver cerca de anos a mais do que se mantivermos o comer carne (pesquise sobre “estudo advento” para saber mais). Há um artigo bem difundido pela internet que trata do assunto. O artigo foi elaborado pelos pesquisadores brasileiros Ana Carolina Franco de Moraes, Gabriel R. Fernandes, Alexandre C. Pereira, Sandra R. G. Ferreira e o médico adventista Everton Padilha Gomes, coordenador do Estudo Advento, em parceria com cientistas da Oregon State University.

Deus tem deixado bem claro o seu interesse pela nossa saúde ao longo de toda a Bíblia. Percebamos que no Antigo testamento, Deus respeitou o livre-arbítrio humano em querer comer carne, mas fez uma lista de animais que não deveriam ser ingeridos pelos seres humanos. Essa lista pode ser encontra no capítulo 11 do livro de Levíticos.

Já no Novo Testamento encontramos varais vezes Jesus curando pessoas de varais doenças. Muitas das quais não tinham cura em sua época. Um exemplo disso é a lepra, que até bem pouco tempo era considera incurável, e classificada por alguns como um castigo divino. Mas há alguns casos na Bíblia onde a cura física ocorre associada a cura espiritual (perdão de pecados), como é o exemplo do paralítico carregado por seus amigos em Marcos capitulo 2. Antes de curar aquele homem de sua terrível enfermidade, Jesus lhe disse: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” (v. 5). O que causou estranheza nas pessoas que presenciaram a cena. Já em Lucas oito a Bíblia conta sobre a cura de uma mulher que sofria com fluxo de sangue. Ao ser curada por Jesus, ela escutou de seus lábios as maravilhosas palavras: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.” (v. 48). Jesus aqui associa o bem-estar físico com o espiritual. Demonstrando assim que somos vistos por Deus de forma holística (na totalidade, porque somos seres integrais).

“Nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo como o infatigável servo das necessidades do homem. “Tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Mateus 8:17), a fim de poder ajudar a todas as necessidades humanas. Veio para remover o fardo de doenças, misérias e pecado. Era Sua missão restaurar inteiramente os homens; veio trazer-lhes saúde, paz e perfeição de caráter.” Ciência do Bom Viver, p.17.

Em Seu maravilhoso cuidado para com Seus filhos nesses últimos dias, Deus providenciou mais informações para ajudar nesse tempo em que o mundo cria várias coisas e as chama de comida, quando, na verdade, não são. Estou falando de Ellen G. White, profetisa usada por Deus para trazer uma mensagem especial para o tempo do fim. Ela é reconhecida fora do meio adventista por seus escritos com antecipação científica em alguns pontos. Deus a usou para nos lembrar essa importante verdade sobre a saúde.

Ellen G. White escreveu vários livros maravilhosos com orientações que, se forem colocadas em prática em nossa vida, poderá surtir um efeito verdadeiramente transformador. Dentre seus livros, menciono a seguir alguns que considero como os principais para essa área: “Ciência do bom Viver” e “Conselhos Sobre o Regime Alimentar”.


4 ILUSTRAÇÃO

“Um homem está com seu carro quebrado na beira de uma estrada e decide consertá-lo. Já que é mecânico, isso lhe parece fácil. Mexe várias vezes no motor, revisa as velas, gira a manivela para dar partida, contudo nada acontece. De repente um senhor de idade que passa lhe oferece ajuda, ao que o homem recusa. Tendo permanecido ali, observando, depois de um tempo o gentil ancião novamente oferece ajuda, ao que o orgulhoso homem novamente recusa. Por fim, depois de um longo tempo, pela terceira vez o ancião oferece ajuda, ao que o homem, mesmo desacreditado, para dar fim aquela insistência, lhe permite. Em dois minutos o carro volta a funcionar. Como? O ancião que prestara ajuda é Henry Ford - o fabricante do carro!” (fonte: http://ieadjo.com).

Deus é o nosso criador. Ninguém nos conhece melhor que Ele.


5 CONCLUSÃO

Fomos criados por Deus e recebemos instruções explicitas sobre a forma correta de nos alimentarmos para termos uma melhor saúde. Nunca foi desejo de Deus que seus filhos padecessem as enfermidades deste mundo, principalmente as causadas por maus hábitos alimentares. É nos feito hoje o convite para retornarmos ao regime alimentar estabelecido no Éden por nosso Criador. Quer você ter melhor saúde e mais qualidade de vida? Você confia em Deus a ponto de deixá-Lo organizar o seu cardápio? Então entregue sua vida ao Senhor e busque informações dadas por Ele tanto na Bíblia como no Espírito de Profecia para que sua vida seja transformada e você possa honrar e glorificar a Deus com a sua saúde.



Comentários